5 coisas sobre tributos empresariais que você precisa saber

25 de maio de 2021 às 14:09

Ao optar por abrir um negócio próprio, muitas pessoas nem imaginam o tanto de informação sobre tributos empresariais que precisam saber. Entretanto, para facilitar o seu trabalho, nós separamos cinco coisas essenciais para que você possa atuar no ramo do empreendedorismo sem medo de, no futuro, se envolver em problemas com a Receita Federal.

.

A Dr. Fiscal sabe bem como funciona: empreender é uma das melhores alternativas para se sobressair em meio a uma crise e encontrar oportunidades — não apenas financeiras, mas de realização pessoal e profissional.

Entretanto, para que o empreendedorismo não se torne um problema na sua vida e seja, de fato, a solução que você tanto espera, é importante estar por dentro de todas as questões legais e tributárias envolvidas no assunto. Afinal, basta um tributo não pago ou um enquadramento de negócio incorreto — por exemplo — para desencadear uma série de problemas com o Fisco.

Mas, fique tranquilo: empreender pode ser bem mais tranquilo quando se possui o devido apoio. Separamos cinco coisas sobre tributos empresariais que todo dono do próprio negócio precisa saber para sobreviver à loucura tributária do país. 

Confira a lista!

.

Conheça os regimes de tributação

É importante que um empresário entenda — nem que seja o básico — sobre os regimes tributários existentes. Dessa forma, você adquire uma noção sobre os enquadramentos do seu negócio e torna-se consciente sobre tudo que acontece em volta dele. 

Tire um dia para estudar e conhecer as peculiaridades do Simples Nacional, do Lucro Presumido e do Lucro Real, por exemplo. Por meio desse conhecimento, fica mais fácil entender onde seu negócio está inserido — afinal, ao longo do tempo, suas receitas podem ser alteradas e, dessa forma, sua forma de tributar também. 

Clique aqui e acesse o conteúdo que produzimos exclusivamente a respeito do assunto. Fique atento para não pagar tributos indevidos!

.

Saiba quais são os tributos básicos para o funcionamento do seu negócio

Você sabe o que significa ICMS? PIS? Cofins?

São tantas siglas parecidas que nem dá pra distinguir o que é o quê, não é mesmo? Entretanto, saber o que elas representam, a sazonalidade de seus pagamentos e os impactos para o seu negócio é fundamental para o seu sucesso.

O ICMS nada mais é do que a sigla para o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. Ele é um tributo estadual que incide sobre produtos ou serviços que circulam entre cidades, estados ou de pessoas jurídicas para pessoas físicas. 

Já o PIS e a Cofins — também conhecidos como Programa de Integração Social e Contribuição para Financiamento da Seguridade Social — são pagamentos que incidem sobre a receita bruta das empresas — entretanto, não são todos os empreendimentos que se enquadram no pagamento desse tributo. Por isso, fique atento e entenda bem o que impacta a vida do seu negócio e o que não faz parte da sua rotina.

Esses são apenas alguns exemplos de impostos comuns e que costumam fazer parte do dia a dia de um empreendedor. Porém, como falamos anteriormente, você deve — ainda — entender todas as outras obrigações referentes ao seu nicho de mercado, está bem?

.

Esporadicamente, faça uma auditoria

Você já ouviu falar em auditoria tributária? Ela é um processo que tem por objetivo analisar todas as informações fiscais de um negócio para entender se ele está ou não de acordo com a legislação tributária vigente. Dessa forma, você consegue manter o seu negócio protegido, já que é possível enxergar ameaças antes delas afetarem o seu negócio e agir de forma preventiva. 

É importante que, pelo menos uma vez por ano, você contrate um profissional que faça essa análise. Você não quer se envolver em problemas com a Receita Federal, não é mesmo?

.

Tenha um planejamento tributário

É chamado de planejamento tributário toda organização prévia do pagamento de todos os tributos de um negócio. Por meio dele, é possível estudar e encontrar uma maneira juridicamente legal de se reduzir a carga tributária incidente sobre a empresa. 

E organizar a forma como se cumprem as obrigações fiscais é de extrema importância na vida do contribuinte. Portanto, planeje-se!

Aproveite para clicar aqui e ler o texto que produzimos sobre o assunto.

.

Conte com auxílio profissional

Lidar com todas essas rotinas tributárias pode parecer muito difícil para quem não tem nenhuma vivência no assunto — e a gente entende. O Brasil é o país que possui uma das maiores cargas tributárias e uma das mais complexas legislações fiscais do mundo. Toda insegurança é compreensível.

Entretanto, atualmente existem tecnologias que facilitam a vida de todo contribuinte. Contando com a plataforma digital de regras tributárias da Dr. Fiscal, por exemplo, é possível manter o seu negócio com todas as obrigações fiscais em dia e, o mais importante: sem problemas que deixem você e sua empresa em risco.

Quer saber mais sobre como a Dr. Fiscal pode ajudar você a ter um negócio de sucesso? Entre em contato conosco clicando aqui. Será um prazer lhe ajudar. 

compartilhe
Bruna Fonseca
Escrito por
Bruna Fonseca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
$("form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4 select#mailster-assunto-select-4").change(function(){ var select = $(this).children("option:selected").val(); $('form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4').attr('name', select); });