Qual o papel do contador no Planejamento Financeiro das empresas?

23 de setembro de 2020 às 15:12

O Planejamento Financeiro é uma das etapas mais importantes dentro da atuação de qualquer empresa. Ele é tão impactante que, muitas vezes, profissionais externos são contratados.

Como contador, você não quer ficar de fora dessa fatia do mercado, não é mesmo?

Você sabe muito bem a importância de compreender e interpretar os números da melhor forma possível. Deixar que eles contem a sua própria história é fundamental na hora do planejamento financeiro. Para isso, um contador como você é a chave para o sucesso das empresas.

Por que um contador para o planejamento financeiro?

Existem duas justificativas principais para isso. A primeira delas é que, de fato, os contadores são especialistas no que fazem. 

Você estudou anos para isso, entende o dia a dia contábil como ninguém e sabe, também, a importância que cada um dos números do setor financeiro do seu cliente possui. Todo esse conhecimento faz de você a pessoa mais indicada para guiar e orientar as diretrizes orçamentárias dos seus clientes.

O segundo motivo segue o mesmo caminho, mas é um pouco diferente. Os donos de negócio não possuem, na maioria das vezes, tempo sobrando para dedicar a essa tarefa. Isso acontece, pois o planejamento financeiro não é algo que pode ficar parado depois de pronto. Mais do que apenas um local de consulta e guia, ele deve ser monitorado e acompanhado constantemente, pois depende da realidade financeira, que também se altera com certa frequência.

O contador na tomada de decisão

Uma área tão importante da empresa como a financeira merece um carinho especial. É por isso que muitas costumam contratar um escritório de contabilidade para cuidar do setor.

Essa é uma prática mais comum nas micro e pequenas empresas, que atuam com um quadro menor de funcionários e costumam não contar com contabilidade interna. Para isso, elas buscam por um profissional no qual sintam confiança no trabalho e que acreditem ter uma boa percepção estratégica para o negócio.

No momento do planejamento financeiro, recorrer ao contador acaba sendo uma decisão natural às micro e pequenas empresas. Muitas vezes, no entanto, esse movimento precisa ser feito no sentido contrário, com o escritório de contabilidade sugerindo à empresa que faça seu planejamento.

Por que devo oferecer o planejamento financeiro?

Se você ainda não oferece esse serviços para os clientes de seu escritório, deveria começar a cogitar a ideia. Somente em 2020, 1.044.347 novas empresas foram abertas no Brasil, de acordo com o Serasa Experian.

Isso quer dizer mais de 1 milhão de novos empreendedores que, mais cedo ou mais tarde, precisarão se organizar e montar um planejamento financeiro. Não somente as empresas novas, mas todas as outras também precisarão se planejar e, para isso, precisarão de um contador.

É importante, em qualquer ramo, manter-se sempre atualizado e competitivo no mercado. Na contabilidade, isso não seria diferente; e oferecer esse serviço é uma das maneiras de não ficar para trás — é muito mais fácil para os clientes terem tudo que precisam em um único escritório.

Planejamento financeiro x contabilidade tradicional

Muitos contadores têm receio de trabalhar com planejamento financeiro, pois acreditam ter que priorizá-lo em detrimento da contabilidade como conhecem. No entanto, essa visão não condiz com a realidade, posto que ambas as atividades são complementares dentro do espectro contábil. 

O controle de folha salarial, orçamentos e todas as outras tarefas da contabilidade tradicional são essenciais para que seja possível fazer um planejamento financeiro. Isso porque é necessário ter uma noção completa do faturamento das empresas em todos os seus aspectos, desde as entradas de capital até o pagamento de impostos e demais obrigações acessórias. 

Sobre o pagamento de impostos, vale inclusive ressaltar que ele é um ponto que merece grande atenção, tanto pelo lado financeiro quanto pelo contábil. Afinal, qualquer erro ao declarar tributos e obrigações acessórias pode resultar em grandes prejuízos para um negócio — e não apenas no faturamento. 

E é justamente nesse ponto que o papel do contador ganha ainda mais relevância. Estando apto a trabalhar com planejamento financeiro e tendo conhecimentos sobre tributação, devido a sua formação inicial, este profissional poderá ajudar em muito as empresas. Fazendo uma análise completa de um negócio, por exemplo, o contador poderá apontar para uma mudança de regime tributário como forma de conservar recursos e mitigar riscos. 

Os contadores e a Dr. Fiscal

Entendendo a importância que os contadores possuem na realidade de toda e qualquer empresa, mas principalmente na das pequenas, a Dr. Fiscal desenvolveu soluções que, uma vez integradas ao portfólio destes profissionais, contribuem para que eles sejam fortalecidos no mercado. É o caso do Planejamento Tributário, que pode ser combinado com serviços já naturalmente oferecidos pelo contador, o qual poderá, assim, oferecer uma assistência muito mais completa aos seus clientes. 

.


Quer saber mais sobre o serviço de Planejamento Tributário e entender como ele pode fazer parte do seu portfólio contábil? Então entre em contato conosco. Converse com um de nossos consultores e conheça nosso modelo de negócio!

compartilhe
Escrito por
Dr Fiscal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
$("form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4 select#mailster-assunto-select-4").change(function(){ var select = $(this).children("option:selected").val(); $('form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4').attr('name', select); });