Em qualquer profissão, para que seja possível se destacar, é preciso ir além. Ser um bom professor, por exemplo, envolve muito mais do que apenas dominar os conhecimentos sobre algum tema, bem como ser um bom advogado requer muito mais do que apenas a habilidade de saber as leis de cabeça. Da mesma forma, para se sobressair na área contábil é preciso ser muito mais que um contador, somente.
Porém, descobrir formas de se destacar no ambiente profissional, encontrando caminhos e alternativas fora do comum, não é fácil. Muitas vezes é necessário arriscar em várias tentativas até finalmente descobrir a maneira ideal de inovar. E foi pensando em lhe ajudar que resolvemos compartilhar algumas dicas de como você pode se destacar no meio contábil e se tornar bem mais do que apenas mais um contador. Confira:
Aposte em atualização tecnológica
Mais do que um diferencial, investir em tecnologia hoje é uma necessidade a todos os profissionais, inclusive àqueles que atuam na área contábil. Em mundo totalmente informatizado, ter apenas o conhecimento básico de contabilidade já não é mais o suficiente: quem não utiliza a tecnologia para modernizar o seu negócio pode ser considerado ultrapassado pelos clientes. Portanto, é importante começar a investir desde já na aquisição de tecnologias e no conhecimento dos processos digitais que hoje já existem no meio contábil.
Algumas atividades, tais como a autenticação e o armazenamento de Balanços, de Livros Diários, de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) e de Documentos Auxiliares de Notas Fiscais (Danfe), por exemplo, já acontecem de forma inteiramente digital. Para ser mais que um contador, é preciso estar atento a essas práticas e sempre procurar se atualizar.
Esteja por dentro do mercado de franquias
O mercado de franquias no Brasil é um dos maiores do mundo, sendo uma alternativa bastante interessante para quem deseja ser mais que um contador.
Para alavancar sua carreira na área contábil, conquistando mais clientes e projetos, é possível investir em associações com franquias de contabilidade. Dessa forma, você pode expandir seu portfólio de serviços e ainda contar com o suporte de uma rede já aprovada pelo mercado, aumentando as suas chances de sucesso.
A Dr. Fiscal, por exemplo, é uma franquia de contabilidade que oferece soluções especialmente desenhadas para as micro e pequenas empresas, contando, para isso, com a tecnologia da Inteligência Artificial. Ao se tornar um franqueado da marca, os contadores agregam muito mais valor aos seus negócios, oferecendo serviços exclusivos e de grande qualidade técnica a um público-alvo bastante amplo e receptivo.
Melhore a sua comunicação
Para ser mais que um contador, não basta apenas deter grandes conhecimentos sobre o mundo contábil. Quando se trata de lidar com clientes, a habilidade de transmitir informações com eficiência é mais importante do que saber muito. Portanto, comece a transformar a sua linguagem técnica em uma linha de comunicação mais simples, clara e compreensível. Isso é essencial para que seu cliente não apenas entenda o que você diz a respeito do negócio dele, como também para que confie em sua capacidade e acredite na qualidade do seu trabalho.
Nesse sentido, investir em cursos de comunicação e oralidade pode ser bastante interessante. E lembre-se: ter clareza ao transmitir informações não é um dom, mas sim uma competência que pode ser desenvolvida e treinada, a fim de lhe ajudar a se destacar no mercado.