Em época de crise, a comunicação com o cliente se torna cada vez mais fundamental para o andamento e bom funcionamento de um negócio. Na maioria das vezes, as pequenas empresas acabam optando por se comunicar através das redes sociais.
Pouco tempo tempo atrás, ninguém poderia imaginar o tamanho que elas teriam hoje em dia. Segundo a pesquisa Webshoppers 2019, as vendas do primeiro semestre de 2019 aconteceram através das Redes Sociais em 19% das vezes — além de ter um índice de 80% de satisfação do cliente.
Trouxemos então aqui algumas sugestões de como usar as principais redes sociais para diversificar o seu negócio em meio à crise.
.
Considerado o principal mensageiro do mundo, ele permite a troca instantânea de mensagens e mídias entre usuários. Possui uma versão Business, que facilita o envio de mensagens automáticas para um atendimento mais próximo ao cliente.
Em tempos onde o recomendado é permanecer em casa, o WhatsApp permite uma comunicação muito mais direta entre o empresário e o cliente. Sendo a ferramenta de comunicação mais utilizada no mundo, é praticamente uma certeza que o seu consumidor estará usando o aplicativo.
Como na versão Business é possível criar um catálogo dos seus produtos e serviços, expô-los diretamente no celular do seu cliente permite uma interação que, muitas vezes, não seria possível em tempos de quarentena.
É a rede social mais utilizada no mundo; isso, por si só, já justifica o uso dela. É o lugar ideal para manter as informações da empresa em dia. Durante a época da quarentena, é possível usá-la para informar como vai se dar o funcionamento do seu negócio. Vai parar completamente? Seus funcionários vão trabalhar home office? Trabalhará apenas com entregas? O seu cliente precisa saber de alguma forma.
Outra grande vantagem do Facebook é a possibilidade de ampliar a presença digital através de posts patrocinados e anúncios pagos. Quando muitas empresas estão disputando o mesmo espaço, colocar o seu negócio em evidência dessa forma é uma maneira de garantir que o seu cliente, caso vá fazer uma compra ou a contratação de um serviço, opte por você.
Inicialmente uma rede social apenas para postar imagens, hoje em dia o Instagram já cresceu muito além disso. Uma de suas funcionalidades mais utilizadas é o Stories, uma ferramenta que permite manter vídeos ou fotos durante 24h no perfil.
Durante os períodos em que ficam em casa, é comum as pessoas buscarem interações rápidas para distração. E é justamente isso que o Stories proporciona, a possibilidade de criar pequenos “jogos” de fácil acesso e rápido compartilhamento. Com a chance de alcançar várias pessoas em pouco tempo, o Instagram se torna uma das melhores opções de redes sociais para os empresários durante a quarentena.
Criatividade
Mas apesar das redes sociais serem ferramentas incríveis, é preciso saber nenhuma das delas vai fazer efeito sozinha. Todas elas dependem da criatividade e estratégia que o empreendedor terá. É preciso ter muito bem definido qual vai ser o objetivo da empresa ao usá-las, caso contrário, é possível ter o efeito oposto ao desejado.
Quer saber mais sobre redes sociais e como elas podem beneficiar o seu negócio? Baixe agora o nosso e-book Tecnologia para Pequenas Empresas e se inspire!