Plano de Negócios: saiba como organizar o seu futuro financeiro

24 de março de 2020 às 08:55

Uma das imagens que os empresários costumam ter sobre plano de negócios’ é que ele “só é necessário para quem vai começar uma empresa”. É comum, inclusive, empresas usarem o mesmo planejamento desde o início. Essa visão não poderia estar mais errada, já que é necessário estar sempre se renovando no mercado, o que pede um planejamento constante e o documento funciona muito bem para uma série de questões que envolvem o dia a dia do negócio. A partir dele, é possível organizar as ideias antes da execução; ele fornece um apoio para a administração financeira, tributária e contábil, parte fundamental da empresa; com o plano de negócios é possível, também, ter um panorama geral da situação do negócio, sabendo onde é necessário agir em cada momento. 

Um plano de negócios é o instrumento através do qual o empreendedor consegue mapear os principais aspectos sobre a sua empresa. Detalhando as informações sobre o ramo, produtos, mercado, clientes, fornecedores e pontos fortes e fracos, esse documento tem, por escrito, o perfil da empresa e do local onde está inserida — essa construção tem como objetivo a identificação e diminuição dos erros futuros.

Entenda, nesse texto, como fazer um plano de negócio pode auxiliar o planejamento e a saúde fiscal da sua empresa.

Realizando o planejamento financeiro

Para garantir o bom funcionamento da sua empresa, é essencial que o financeiro esteja em dia. É necessário estruturar diversos aspectos do seu negócio, como o orçamento anual, por exemplo. É através dele que você consegue mapear a estimativa de quanto gastará e quanto receberá durante o ano. Esse cálculo é feito com base no histórico da empresa e exige bastante cuidado.

A partir da montagem do orçamento, outras ações se fazem importantes, como a definição de metas e objetivos. São elas que vão impulsionar a sua empresa em busca de melhores resultados. De frente para o documento que mostra a estimativa financeira do seu ano, construa um desafio possível de alcançar: realizar 300 vendas por mês; aumentar o faturamento anual em 5%; abrir uma nova sede em outra cidade; são várias as alternativas, você precisa apenas saber onde quer chegar.

O que é um Planejamento Contábil?

Para alcançar suas metas e objetivos, se faz necessário o Planejamento Contábil, um serviço fundamental para aprimorar a gestão da sua empresa. É a partir dele que você pode tomar decisões estratégicas e acompanhar continuamente o andamento das finanças do negócio.

Tendo um controle sobre as entradas e saídas reais ao longo do tempo, é possível manter os documentos em dia e decidir se é necessário fazer um novo investimento ou uma contenção de despesas. Além disso, um fator importantíssimo para um planejamento contábil ser feito da maneira mais correta possível, é saber exatamente com quais tributos o seu negócio terá que contribuir durante o ano.

Planejamento Tributário

Fazer a gestão de todos os tributos que uma empresa tem de pagar não é uma tarefa fácil. Por isso, a criação de um Planejamento Tributário é essencial para saber exatamente quando e o quê vai sair do seu caixa. Apesar de não ser fácil, ter um controle eficiente das taxas que incidem sobre a sua empresa pode auxiliá-la a reduzir, legalmente, a própria carga de impostos.

O Planejamento Tributário deve começar bem cedo, com a escolha de qual o melhor regime tributário para a sua empresa. São muitas as opções e a escolha pela errada pode representar uma diferença enorme de faturamento.  E, para as empresas do Simples Nacional, a Dr. Fiscal pode ajudar com diferentes soluções tributárias e contábeis — você sabia que 90% das empresas enquadradas nesse regime pagam mais tributos do que o necessário?

Um dos nossos produtos, o Diagnóstico Tributário, revisa os últimos 60 meses da escrituração fiscal da empresa. Assim, é possível recuperar possíveis valores pagos a mais, trazendo mais segurança contábil para a sua empresa. 

Já o Planejamento Tributário é a nossa solução que dá atenção para o último ano-calendário (12 meses) dos lançamentos fiscais e contábeis da empresa. A partir desse estudo, é possível determinar qual o regime tributário mais econômico e vantajoso. Com esses dados em mãos, compomos um planejamento estratégico para os próximos três anos da área tributária da empresa, além de mapearmos projeções de aumento ou diminuição de faturamento.

Por último, a Contabilidade Inteligente é uma plataforma única no Brasil, desenvolvida pela Dr. Fiscal. Utilizando Inteligência Artificial aliada à sensibilidade humana, entregamos uma escrita contábil e fiscal mais assertiva para a sua empresa.

.

Quer saber mais sobre como a Dr. Fiscal pode ajudar no Planejamento Tributário da sua empresa? Entre em contato conosco e agende uma consulta gratuita.

compartilhe
Escrito por
Thiago Vargas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
$("form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4 select#mailster-assunto-select-4").change(function(){ var select = $(this).children("option:selected").val(); $('form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4').attr('name', select); });