O Brasil é, hoje, o país que possui uma das maiores cargas tributárias e uma das mais complexas legislações fiscais do mundo. É natural que, diante desse cenário, algumas dúvidas surjam aos contribuintes. Mesmo que sem intenção nenhuma, errar o prazo de pagamento dos impostos pode, sim, acarretar no crime de sonegação. Por isso, um planejamento tributário se faz necessário.
Mas, antes de tudo, é preciso primeiro entender o que é o planejamento tributário. E é justamente por isso que trouxemos neste texto tudo o que você precisa saber sobre este assunto. Confira:
.
Neste artigo você vai ver:
- O que é planejamento tributário;
- Quais tipos de planejamento tributário existem;
- Para que planejar;
- Como fazer o planejamento tributário.
.
Sem tempo para ler? Assista ao vídeo que fizemos sobre esse assunto:
.
O que é Planejamento Tributário?
Nada mais é do que a gestão do pagamento de todos os tributos de uma empresa. Através dela, é possível estudar e encontrar uma maneira juridicamente legal de se reduzir a carga tributária incidente sobre ela. Organizar a forma como se cumprem as obrigações fiscais é de extrema importância na vida do contribuinte.
Quais tipos de Planejamento Tributário existem?
Existem dois tipos, o Operacional e o Estratégico. O primeiro, como o próprio nome indica, trata das obrigações que a empresa tem para cumprir as exigências legais. Nele, estão inclusos todos os procedimentos diários e ordinários que a empresa adota para ficar com o pagamento tributário em dia.
Já o estratégico deve ser feito antes do operacional, é nele que o contribuinte decide qual o regime tributário mais conveniente e adequado para a empresa. Nessa decisão devem contar aspectos como o ramo e segmento de atividade, estrutura de capital, modelo de contratações e outros detalhes particulares de cada uma.
Para que planejar?
Antes de qualquer coisa, é o Planejamento Tributário que permite diminuir as despesas da empresa. Por meio da chamada elisão fiscal, é possível reduzir o número de tributos pagos — além dos valores incidentes no negócio.
Com a menor carga tributária, se tornar competitivo no mercado — com preços mais baixos que os concorrentes — se torna mais fácil, sem pesar tanto no bolso do contribuinte.
Como fazer o Planejamento Tributário?
Agora você já sabe toda a importância de se planejar e, se acredita que mudanças tributárias seriam bem vindas na sua empresa, o primeiro passo é encontrar profissionais capacitados para isso. Aqui na Dr. Fiscal, por meio do serviço de Planejamento Tributário, nós analisamos o último ano-calendário dos lançamentos fiscais e contábeis da sua empresa, identificando e indicando qual o melhor caminho a se seguir.
.
Entre em contato conosco e agende uma consulta com nossos especialistas.
