Segundo a Pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o faturamento das franquias teve um crescimento de 6,8% em 2019. Os dados são nominais e não consideram a inflação acumulada no período.
A pesquisa revela ainda que, no terceiro trimestre de 2019 o crescimento foi de 6,1%, se comparado com o mesmo período do ano anterior. Os dados indicam um crescimento gradual do setor, que já havia registrado uma alta de 5,9% no trimestre anterior, trazendo sinais positivos que melhoram o índice de confiança do consumidor. O crescimento no número de unidades em operação foi de 5,1%.
Tradicionalmente, o quarto trimestre do ano possui um volume maior de vendas devido à Black Friday e ao Natal, onde o varejo costuma impulsionar os seus números. A pesquisa indica que, do terceiro para o quarto trimestre de 2019, o crescimento seja mais forte do que antes. O segmento com o desempenho mais positivo durante o período analisado pela Pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising foi Casa e Construção, com alta de 9,1%, seguido de Moda, com 8,6% e Comunicação, Informática e Eletrônicos, com 8,3%.
O número de empregos gerados pelas franquias também cresceu em 2019, superando a marca dos 4%, passando de 1,286 milhão para 1,343 de pessoas diretamente empregadas no setor. A ABF projeta que o crescimento para o fechamento do ano seja de 7% em faturamento e 5% em unidades franqueadas e empregos gerados.