Micro e Pequenas empresas: 4 dicas para sobreviver ao COVID-19

20 de março de 2020 às 15:18

Que a COVID-19 (doença oriunda do novo coronavírus) é uma pandemia de nível mundial, não é segredo pra ninguém. Muito além de ser um problema apenas da saúde, a doença já provoca efeitos na economia e nos âmbitos sociais. Escolas, universidades, shoppings, jogos de futebol, supermercados, lojas e muito mais estabelecimentos já fecharam ou suspenderam suas atividades.

Naturalmente, em momentos de crise, as primeiras organizações a sofrerem os impactos são, justamente, as que ficam na base das cadeias. É o caso das Micro e Pequenas empresas, que constituem hoje um papel fundamental na economia e na vida do consumidor brasileiro. Preocupado com a sobrevivência dessas empresas, trouxemos ao longo da semana as medidas que o Governo Federal vem adotando para amenizar os efeitos da crise para elas. Hoje, trouxemos uma série de 4 dicas para as Micro e Pequenas empresas passarem pelo momento de crise.

#1 Mantenha seus clientes informados

Diferentes modelos de negócios estão sendo impactados de diversas formas. Isso faz com que seus clientes não saibam exatamente qual a situação da sua empresa, então é muito importante informar o horário de funcionamento durante o momento, se vai ficar aberto enquanto a quarentena está instituída e todos os outros pontos importantes do seu negócio. 

É preciso ter em mente que, os clientes não sabem como a sua empresa vai operar, então é preciso dizer para eles.

#2 Esteja preparado

Dependendo de qual é o seu negócio, é aconselhável pensar em home-office, é um modelo muito utilizado que inclusive nós, da Dr. Fiscal, adotamos. Nossos profissionais estão trabalhando em casa — seguros e protegidos da transmissão do vírus — para atender nossos clientes da melhor forma possível.

Se a sua empresa não tiver como trabalhar de casa, como um supermercado, padaria e afins, é bom estar preparado para lidar com casos da doença dentro da empresa ou, ainda, ter um plano de ação para caso a sua atividade seja suspensa durante o estado de calamidade. Lembre-se, se você estiver preparado, não será pego de surpresa.

#3 Cuide e confie nos seus funcionários

Mantenha sempre contato com seus clientes, funcionários e fornecedores. Ninguém sabe ao certo quando a crise em função do COVID-19 vai passar, então criar essa relação é importante para manter toda a sua rede próxima de você.

Não se esqueça, seus funcionários também estão expostos aos riscos, pense na melhor forma de produzir sem prejudicá-los. Nesse momento, talvez não seja necessário operar com 100% da sua capacidade, analise bem os dados e tome a decisão pensando no melhor para todos. Da mesma forma, se você tiver mais de uma unidade na sua empresa, dê autonomia total para que os gerentes locais possam agir igualmente, cuidando de seus funcionários.

#4 Preste atenção nos seus produtos

De acordo com o momento atual, todos os seus produtos precisam ser ofertados? Todos eles poderão ser ofertados? É uma situação atípica, então tente interpretá-la. Se você possui um mercado, quais são os produtos mais essenciais de se ter nas prateleiras? Da mesma forma nos outros segmentos.

Também é importante pensar em quais produtos mais serão vantajosos e lucrativos para você. Descobrindo quais são, foque seus esforços neles, não gaste tempo e dinheiro em outros produtos em um momento onde a regra é fazer mais com menos.

.

Durante o momento delicado pelo qual passamos no país em função do coronavírus, a Dr. Fiscal conta com serviços e consultorias prontas para ajudar as micro e pequenas empresas a tomar a melhor decisão para o futuro da sua empresa. Conte conosco para cuidar da saúde do seu negócio.

compartilhe
Escrito por
Thiago Vargas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
$("form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4 select#mailster-assunto-select-4").change(function(){ var select = $(this).children("option:selected").val(); $('form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4').attr('name', select); });