Como os pequenos negócios podem reagir à pandemia de COVID-19?

2 de abril de 2020 às 10:07

Reagir a um momento como o que estamos passando com a pandemia de COVID-19 não é fácil, mas certamente é possível; basta saber se adaptar. Somente assim é que os pequenos negócios conseguirão se manter estáveis durante e após a quarentena.

Sabemos que a adaptação não é uma tarefa simples e que a economia do país está desacelerando de uma forma que não era vista há muito tempo. Mesmo assim, o pequeno empresário não pode se desesperar. Existem diferentes maneiras de superar a situação criada pela pandemia.

Economizar dinheiro

É essencial que o empreendedor, nesse momento, entenda ainda melhor o seu próprio fluxo de caixa. Saber quais despesas podem ser retiradas das suas finanças no fim do mês pode fazer uma diferença enorme. Conhecer quais produtos podem dar uma margem de lucro maior a curto e longo prazo e entender as necessidades de caixa nesse período é crucial para o bom andamento da empresa durante a pandemia.

Se reinventar

Caso o negócio não tenha condições de permanecer aberto, seja em função de um decreto que paralisou a atuação ou por não ter como manter os funcionários em home office, os empreendedores que enfrentarem a pandemia em suas casas terão tempo para estudar e se aprimorar. Ontem, publicamos uma matéria com dicas sobre o que fazer na quarentena, lá é possível encontrar ótimas dicas para se reinventar durante o período.

Usar a internet

Durante o pior momento da pandemia, a maior parte dos brasileiros vai permanecer em casa, e, por consequência, fará uso da internet para passar o tempo. Essa é a hora para o pequeno empresário fazer uso dessa ferramenta e garantir a presença da marca com os clientes. Aplicativos de delivery de comida, vendas online ou simplesmente a presença digital são três alternativas que podem garantir a sobrevivência de uma empresa durante os próximos meses.

Conte com auxílio especializado

O empreendedor não pode se desesperar, o momento de crise — por mais complicado e difícil que seja — vai passar. O melhor jeito de reagir a ele é, em primeiro lugar, manter a calma e analisar os próximos passos a serem tomados pela empresa. Com planejamento e confiança em quem convive junto no dia a dia da empresa, é possível sim sobreviver a crise.

Durante o momento delicado pelo qual passamos no país em função do coronavírus, a Dr. Fiscal conta com serviços especializados e uma equipe de consultorias que está pronta para lhe ajudar a tomar a melhor decisão para o futuro da sua empresa. Conte conosco para cuidar da saúde fiscal do seu negócio.

.

Quer ser informado de novos conteúdos, artigos e notícias? Assine nosso newsletter e receba o melhor da Dr. Fiscal diretamente em seu e-mail!

compartilhe
Escrito por
Thiago Vargas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
$("form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4 select#mailster-assunto-select-4").change(function(){ var select = $(this).children("option:selected").val(); $('form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4').attr('name', select); });