STJ paralisa processos de empresas monofásicas sobre PIS/Cofins

4 de junho de 2021 às 10:14

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) paralisou centenas de processos de empresas monofásicas que debatem o direito a créditos de PIS e Cofins. Os ministros da 1ª Seção da Corte optaram por julgar o tema em caráter repetitivo. Dentre os setores afetados, estão os estabelecimentos farmacêuticos, automotivos e de combustíveis. 

Dentro do regime monofásico, a cobrança de PIS e Cofins é realizada na primeira camada da cadeia, por meio do importador ou do fabricante. As empresas que dão seguimento ao processo são isentas das alíquotas. 

Distribuidoras e varejistas consideradas empresas monofásicas estão discutindo na justiça o direito aos créditos referentes a essas contribuições. De acordo com dados da Procuradoria-Geral da Fazenda (PGFN), existem pelo menos 1,6 mil processos a respeito do assunto no país. Entretanto, só após a definição do STJ as ações voltarão a tramitar. Ainda não há data prevista para o julgamento.

Dentro do STJ, um tema a ser julgado em caráter definitivo é uma sistemática descrita no Código de Processo Civil (Lei nº 13.105/2015). Isso representa que uma mesma tese deve ser aplicada em diferentes processos que discutam a mesma questão de direito. Portanto, Recurso Repetitivo é aquele que representa um grupo de recursos especiais, desde que com teses idênticas.

compartilhe
Escrito por
Dr Fiscal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Relacionados
$("form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4 select#mailster-assunto-select-4").change(function(){ var select = $(this).children("option:selected").val(); $('form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4').attr('name', select); });