STJ diverge quanto ao direito a créditos de PIS/COFINS sobre produtos monofásicos

27 de julho de 2020 às 16:01

Revendedores de automóveis, autopeças, produtos farmacêuticos, de higiene pessoal e cosméticos possuem alguns benefícios fiscais devido aos chamados produtos monofásicos. Neles, toda a tributação é concentrada no fabricante ou importador — o que faz com que a alíquota seja zerada para o revendedor.

O benefício em questão está em pauta no judiciário brasileiro, tendo dois entendimentos diferentes nas turmas do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Enquanto a 1ª Turma julgou que os contribuintes têm direito a créditos de PIS e Cofins sobre os produtos monofásicos, em caso envolvendo uma distribuidora do setor farmacêutico, a 2ª Turma vem apresentando decisões favoráveis à União. Agora, será necessário um parecer final da 1ª Seção do Órgão.

No caso em questão, a solicitação do contribuinte se deu com base na Lei nº 11.033/2004 que, em seu artigo 17, estabelece que as vendas realizadas com isenção de alíquotas de PIS/Pasep e Cofins não impedem o uso de seus respectivos créditos. Por sua vez, a União se baseia nas Leis nº 10.637/2002 e 10.833/2003, que determinam exatamente o contrário — a não incidência de créditos para revendedores sujeitos à alíquota zero. A discussão do STJ está na possibilidade de a lei mais recente ter revogado as duas anteriores.

.

Quer ser informado de novos conteúdos, artigos e notícias? Assine nosso newsletter e receba o melhor da Dr. Fiscal diretamente em seu e-mail!

compartilhe
Escrito por
Dr Fiscal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Relacionados
$("form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4 select#mailster-assunto-select-4").change(function(){ var select = $(this).children("option:selected").val(); $('form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4').attr('name', select); });