A Anthor, uma startup de Curitiba, criou um aplicativo para agilizar e facilitar a reposição de produtos em supermercados. Em geral, esse trabalho é feito pelas próprias marcas, que pagam funcionários para, de loja em loja, repor os produtos na prateleira, ao alcance do consumidor. Um dos principais problemas desse modelo de trabalho é o tempo que o funcionário gasta se deslocando entre uma loja e outra.
A iniciativa paranaense tem a proposta de funcionar como um elo de ligação entre as empresas interessadas no serviço de reposição e as pessoas interessadas em realizar o serviço. No mesmo modelo de outras empresas do gênero, como Uber, iFood e Rappi, o repositor deve ter uma camiseta para facilitar a identificação. A diferença fica por conta de um treinamento online, fornecido pela Anthor para os usuários que queiram fazer o serviço de reposição de produtos.
Outro diferencial para os repositores é um seguro, que cobre de duas horas antes a duas horas depois da realização do serviço — a fim de proporcionar maior segurança. Para os supermercados, a vantagem é que cada usuário pode atender mais de uma marca ao mesmo tempo, facilitando para que as empresas não fiquem sem produtos nas suas prateleiras.
Atualmente, a startup está disponível apenas na Região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), mas pretende chegar a São Paulo ainda em março de 2020. Já são 16 mil repositores cadastrados, atendendo cerca de 900 lojas nesses estados.
.