Restituição do IR: consulta ao 1º lote já foi liberada

25 de maio de 2022 às 14:27

Já é possível consultar o primeiro lote de restituição do IR (Imposto de Renda). A Receita Federal liberou o acesso às informações na última terça-feira (24). Neste momento inicial, 3.383.969 contribuintes receberão os valores em suas contas correntes no dia 31 de maio. Um total de R$ 6,3 bilhões foi destinado para o pagamento em questão. 

Serão contemplados nessa rodada de restituição do IR aqueles que possuem prioridade legal — 226.934 idosos com mais de 80 anos, 2.305.412 com idades entre 60 e 79 anos, 149.016 contribuintes com deficiências físicas ou mentais ou moléstia grave, e 702.607 que possuem o magistério como maior fonte de renda. 

Além do público acima, o valor total também contemplará restituições residuais de exercícios anteriores. 

Quero consultar a restituição do IR. E agora?

Nós entendemos a ansiedade em descobrir se será contemplado neste lote de restituição. No entanto, fique tranquilo: é fácil obter essa resposta! Basta acessar o site da Receita Federal. Em seguida, clique em “Meu Imposto de Renda” e, após, em “Consultar a Restituição”. 

Em 2022, os contribuintes terão os valores restituídos em cinco lotes pagos entre os meses de maio e setembro. Conforme mencionado anteriormente, os primeiros contribuintes recebem seus valores no dia 31 de maio. Confira as próximas datas:

2º lote: 30 de junho
3º lote: 29 de julho
4º lote: 31 de agosto
5º lote: 30 de setembro

Fique atento: 27% dos contribuintes ainda não enviaram suas declarações

O prazo final para o envio das declarações do Imposto de Renda é o dia 31 de maio. Apesar da proximidade da data, a Receita Federal divulgou que 27% dos contribuintes ainda não encaminharam seus documentos. Caso essa entrega não seja realizada, multas serão aplicadas. 

A Receita Federal destaca que:

  • O valor da multa é de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido;
  • A quantia é limitada a 20% do valor do imposto de renda;
  • A multa mínima é de R$ 165,74.

Declarou seu IR e não sabe se possui isenção? Nós podemos ajudar você! 

Muitos não sabem, mas existem contribuintes que estão isentos do pagamento do Imposto de Renda e, no entanto, seguem enviando suas declarações. 

Aposentados, pensionistas ou reformados do exército, caso sejam portadores de doenças graves, possuem o direito — garantido por lei — de estarem isentos do IRPF. 

Se você já realizou os seus pagamentos e descobriu agora que não precisava ter efetuado sua declaração, fique tranquilo: é possível reaver os valores e garantir que a cobrança não seja mais realizada. 

.

Quer conhecer nosso serviço de Recuperação Tributária para Pessoas Físicas e entender como podemos ajudar você nesse processo? Clique aqui e entre em contato com um de nossos especialistas!

compartilhe
Bruna Fonseca
Escrito por
Bruna Fonseca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
$("form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4 select#mailster-assunto-select-4").change(function(){ var select = $(this).children("option:selected").val(); $('form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4').attr('name', select); });