Quase dois terços das empresas possuem pendências com o Simples Nacional

25 de janeiro de 2021 às 10:52

Em levantamento divulgado pela Receita Federal, foi constatado que quase dois terços das micro e pequenas empresas precisam regularizar pendências com o Simples Nacional. Dos 178.741 pedidos de opção feitos até o dia 20 de janeiro, apenas 54.789 foram deferidos — cerca de 34,5% — enquanto 117.088 apresentaram algum problema, seja pagamentos em atraso ou erro no cadastro de informações.

Para que as empresas possam permanecer ou aderir ao regime simplificado de tributação, é necessário regularizar essas pendências até o dia 29 de janeiro. O regime do Simples Nacional conta com alíquotas diferenciadas e com uma guia unificada para o pagamento de tributos federais, estaduais e municipais.

As pendências federais, como os débitos com a Receita Federal ou Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) podem ser resolvidas de três formas, caso o contribuinte esteja inscrito na dívida ativa. Como as guias de pagamento podem ser geradas pela internet, é possível fazer o pagamento à vista ou de forma parcelada (em até 60 meses com a inclusão de multa e juros). Ainda, é possível pedir a compensação de créditos tributários, que ocorre quando o contribuinte abate o valor referente a tributos pagos a mais anteriormente.

Para as pendências estaduais e municipais, é necessário que o contribuinte procure o site dos órgãos locais e siga corretamente as instruções fornecidas.

Fonte de referência: Portal Contábil SC

.

Gostou da notícia? Assine nossa newsletter e receba o melhor da Dr. Fiscal diretamente em seu e-mail!

compartilhe
Thiago Vargas
Escrito por
Thiago Vargas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
$("form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4 select#mailster-assunto-select-4").change(function(){ var select = $(this).children("option:selected").val(); $('form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4').attr('name', select); });