Projeto de Lei propõe anistia para pequenas dívidas de MPEs

19 de janeiro de 2021 às 13:22

Está em tramitação na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei Complementar (PLP) 238/2020, que “autoriza o governo Federal a anistiar temporariamente dívidas tributárias federais de Micro e Pequenas Empresas e MEI no montante máximo de R$5.000,00 acumuladas até 31/12/2020”, de acordo com o texto. 

Para que seja possível realizar a anistia, o autor da proposta, deputado Reginaldo Lopes, explica que a União assumirá o ônus decorrente do perdão temporário. O texto do projeto também esclarece que o valor já quitado não receberá ressarcimento.

Ainda, o PLP considera como dívida qualquer obrigação tributária em aberto que esteja sem quitação após a data de vencimento da competência.

Para Reginaldo, “pequenas dívidas, se perdoadas, poderiam determinar a sobrevivência destes empreendimentos e da economia que geram. O benefício tem o objetivo de estimular a retomada da atividade de empreendedores em dificuldades neste período conturbado.” 

A justificativa ainda cita um cenário de incertezas e dificuldades criado pela pandemia de Covid-19, em que uma parcela significativa do universo de MEI, Microempresas e Empresas de Pequeno Porte corre o risco de encerrar as atividades ou adotar a informalidade.

Fonte de referência: Câmara dos Deputados

.

Gostou da notícia? Assine nossa newsletter e receba o melhor da Dr. Fiscal diretamente em seu e-mail!

compartilhe
Thiago Vargas
Escrito por
Thiago Vargas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
$("form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4 select#mailster-assunto-select-4").change(function(){ var select = $(this).children("option:selected").val(); $('form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4').attr('name', select); });