Projeto de Lei pretende permitir a criação de mais uma EIRELI por pessoa

2 de dezembro de 2020 às 16:44

Está em tramitação na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 5.288/2020. Ele altera o Código Civil a fim de permitir a criação de mais uma EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) por pessoa.

O texto é de autoria do deputado Rubens Pereira Júnior, que acredita não haver motivo para essa proibição prevista no Código Civil. De acordo com o deputado, uma mesma pessoa pode desenvolver diversas atividades empresariais em ramos distintos e desconexos.

A EIRELI é uma pessoa jurídica que separa o capital do empreendedor do capital da empresa. Como não possui limite de faturamento, as EIRELI podem escolher o regime de tributação que preferirem, incluindo o Simples Nacional, caso atendam aos critérios deste modelo. 

Rubens Pereira Júnior lembra também que o impedimento atual não encontra similares na legislação que rege outros tipos societários, como a Sociedade Limitada. Nesse modelo empresarial, é permitido aos sócios participarem de sociedades distintas.

Fonte de referência: Agência Câmara

.

Gostou da notícia? Assine nosso newsletter e receba o melhor da Dr. Fiscal diretamente em seu e-mail!

compartilhe
Escrito por
Dr Fiscal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Relacionados
$("form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4 select#mailster-assunto-select-4").change(function(){ var select = $(this).children("option:selected").val(); $('form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4').attr('name', select); });