Prazo para parcelamento de débitos de recuperação judicial é ampliado

7 de abril de 2021 às 11:34

O prazo para o parcelamento de débitos de empresas que se encontram em situação de recuperação judicial foi ampliado pela Receita Federal de 84 para 120 meses. A nova definição foi estabelecida pela Lei nº 14.112/2020, que atualiza a legislação referente à recuperação judicial, recuperação extrajudicial e falências.

A nova lei altera o art. 17 da Instrução Normativa nº 1.891/2019, que versa especificamente sobre o prazo para o parcelamento de débitos de empresas. Também houveram mudanças no art. 5 º, que condiciona o parcelamento de débitos a um cadastramento prévio do débito na unidade da RFB de seu domicílio tributário.

A Nova Lei de Recuperação Judicial e Falência tem como objetivo modernizar o sistema recuperacional. O novo texto permite às empresas negociarem com credores antes de entrar com o processo de recuperação judicial.

Outra mudança, além do prazo para o parcelamento, é a prioridade de pagamento dada aos novos financiamentos, em detrimento das dívidas contraídas durante o processo de recuperação. Além disso, permite que os bens pessoais dos devedores sejam usados como garantia, mediante autorização judicial.

Fonte de referência: Portal Contábeis

.

Gostou da notícia? Assine nossa newsletter e receba o melhor da Dr. Fiscal diretamente em seu e-mail!

compartilhe
Thiago Vargas
Escrito por
Thiago Vargas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
$("form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4 select#mailster-assunto-select-4").change(function(){ var select = $(this).children("option:selected").val(); $('form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4').attr('name', select); });