PIS e Cofins serão zerados para diesel e gás de cozinha

3 de março de 2021 às 11:56

Na noite do dia 1º de março, o Poder Executivo editou uma medida provisória que autorizou o aumento dos tributos sobre a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) dos bancos, em uma tentativa de compensar a desoneração proveniente das alíquotas zeradas do PIS e da Cofins sobre diesel e gás de cozinha.

O benefício em relação ao diesel terá validade de apenas dois meses, e passa a vigorar a partir do momento da publicação do decreto. Por outro lado, a redução dos tributos sobre o gás de cozinha (GLP) será permanente, sendo aplicável somente até o botijão de 13 kg.

A MP em questão não detalhou de quanto vai ser o aumento na CSLL, mas especula-se que passará de 20% para 25%, com validade até o final do ano de 2021.

A Secretaria-Geral da Presidência da República emitiu comunicado dizendo que “as duas medidas buscam amenizar os efeitos da volatilidade de preços e oscilações da taxa de câmbio e das cotações do petróleo no mercado internacional”.

Além do aumento na CSLL, o governo também reduziu o limite para compra de veículos por pessoas com deficiência com a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e encerrou o Regime Especial da Indústria Química (Reiq).

Fonte de referência: Portal Contábil SC

.

Gostou da notícia? Assine nossa newsletter e receba o melhor da Dr. Fiscal diretamente em seu e-mail!

compartilhe
Thiago Vargas
Escrito por
Thiago Vargas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
$("form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4 select#mailster-assunto-select-4").change(function(){ var select = $(this).children("option:selected").val(); $('form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4').attr('name', select); });