Ministro da Economia afirma que RF estuda distribuir renda para MPEs

6 de maio de 2020 às 15:31

O ministro da Economia afirmou em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo que está planejando junto à Receita Federal um programa para distribuir renda a empresas do Simples Nacional. A proposta beneficiará pequenos empresários em dia com o Fisco e que precisaram parar o funcionamento durante a atual pandemia de Covid-19.

Ao todo, são 3.2 milhões de negócios cadastrados no Simples Nacional que se enquadram nos requisitos. Se o projeto for aprovado, a própria Receita entrará em contato com os contribuintes. O benefício terá um valor equivalente a cerca de 30% do faturamento mensal do negócio e será pago durante três meses.

Como exemplo, o ministro cita os donos de restaurantes durante a entrevista ao jornal: “[…] imagina só: o pequeno ou a pequena empresária, que paga o que deve à Receita, religiosamente, de repente precisa fechar as portas e passa a não ter rendimento nenhum. A gente tem visto muito isso. O dono de restaurante, por exemplo. Como é que vai pagar as contas com as portas fechadas durante três meses ou mais?”.

Se aprovada, além de ser a primeira vez que Receita vai distribuir renda para empresas, a medida integrará o pacote econômico de combate à crise gerada em função da Covid-19. Já foram divulgadas ações como uma nova linha de crédito especial para MPEs, prorrogação dos tributos do Simples Nacional e MEI, financiamento para MPEs e o auxílio no pagamento de salários.

.

Gostou dessa notícia? Acompanhe nosso blog e fique por dentro das maiores novidades do mundo do empreendedorismo!

compartilhe
Escrito por
Thiago Vargas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
$("form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4 select#mailster-assunto-select-4").change(function(){ var select = $(this).children("option:selected").val(); $('form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4').attr('name', select); });