Mais de 42 mil declarações retificadoras do Simples Nacional já foram enviadas

24 de fevereiro de 2021 às 17:53

Em dezembro de 2020, foram encaminhadas notificações de inconsistência em valores declarados no Simples Nacional. Até o dia 12 de fevereiro, 42 mil declarações retificadoras já haviam sido enviadas, referentes às declarações informativas do período entre janeiro de 2018 e dezembro de 2019.

Essas notificações foram encaminhadas com o objetivo de informar as empresas optantes pelo Simples Nacional sobre eventuais diferenças entre os valores declarados e as notas emitidas. Caso não haja a retificação, pode ocasionar multa de até 225% do valor dos tributos, além de representação ao MPF por crime de sonegação fiscal.

As notificações podem ser acessadas via Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional (DTE-SN) no Portal do Simples Nacional. Ao todo, o número de declarações retificadoras já superou o número de notificações enviadas. Entretanto, o valor total de indícios de sonegação avaliados pela Receita Federal é de R$ 14 bilhões, número ainda superior ao de R$ 1,8 bilhão já declarados até a primeira metade de fevereiro.

Após o prazo de 90 dias contados a partir do recebimento da notificação, será iniciado o processo para informar inconsistências encontradas nas declarações do Simples Nacional referentes ao ano-calendário 2020.

Fonte de referência: Portal Contábeis

.

Gostou da notícia? Assine nossa newsletter e receba o melhor da Dr. Fiscal diretamente em seu e-mail!

compartilhe
Thiago Vargas
Escrito por
Thiago Vargas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
$("form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4 select#mailster-assunto-select-4").change(function(){ var select = $(this).children("option:selected").val(); $('form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4').attr('name', select); });