Justiça aceita pedido de reinclusão no Simples após pagamento em atraso

28 de abril de 2021 às 13:52

A 6ª Vara da Fazenda Pública do Foro da Comarca Central de Porto Alegre decidiu em favor do pedido de reinclusão no Simples Nacional de uma empresa com pagamentos de tributos em atraso. A partir do entendimento da Justiça gaúcha, instituições que quitarem seus débitos após o prazo determinado podem tentar reingressar no regime de tributação.

A dívida em questão dizia respeito a uma parcela aberta de IPVA relativa ao ano de 2020. Como o pagamento não foi feito até o último dia útil de janeiro (29), a empresa foi excluída do regime simplificado de tributação. Entretanto, pouco tempo após o fim do prazo para regularização do IPVA, o pagamento foi efetuado.

Com isso, a empresa reivindicou a reinclusão no Simples Nacional, alegando que as normas de exclusão do regime existem para combater a inadimplência dos contribuintes — como houve adimplemento, a instituição pleiteava o direito de voltar a fazer parte da forma simples de tributação.

Para Eduardo Tisatto, consultor tributário da Dr. Fiscal, [a decisão] “Foi uma questão de bom senso, ainda mais no atual cenário econômico em que vivemos, onde temos consequências imprevisíveis. Ficou bem claro que não houve dolo no débito da empresa e retirá-la do Simples poderia trazer danos significativos ou, até mesmo, inviabilizar a continuidade de operação. Assim, a decisão se mostrou correta por proteger a economia — não seria razoável um aumento significativo de carga tributária pela troca de regime.”

Evitando maiores problemas

A Dr. Fiscal entende que, diante da complexidade fiscal do país, erros acontecem. Entretanto, para evitá-los, você pode contar com o apoio daqueles que entendem do assunto e atuam há anos no mercado. Com o uso da nossa Contabilidade Inteligente, você se previne de problemas com o Fisco.

Atuamos de maneira assertiva na área contábil da sua empresa, mensurando resultados, contribuindo com posicionamentos e diretrizes para a tomada de novas decisões estratégicas e realizando um planejamento contábil que contribui para uma melhor leitura de resultados do seu negócio. Tudo isso é realizado por meio de um atendimento diferenciado, próximo, humanizado e de qualidade. 

.

Quer saber mais sobre como podemos ajudar você por meio da Contabilidade Inteligente? Clique aqui e entre em contato conosco! Será um prazer fazer parte da história da sua empresa. 

compartilhe
Bruna Fonseca
Escrito por
Bruna Fonseca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
$("form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4 select#mailster-assunto-select-4").change(function(){ var select = $(this).children("option:selected").val(); $('form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4').attr('name', select); });