Imposto sobre publicidade: STF reitera incidência de ISS

8 de junho de 2022 às 15:13

Em março deste ano, o plenário do STF decidiu, de forma unânime, que a incidência de imposto sobre publicidade se dá pelo ISS, configurando realização de serviço. O estado do Rio de Janeiro, que moveu a ação original, entrou então com um embargo de declaração para tentar alterar o resultado final.

A Suprema Corte, no entanto, julgou improcedentes as colocações dadas pelo estado do RJ, reiterando assim a incidência de ISS e não de ICMS sobre os textos publicitários. Nos embargos, foi defendido que o plenário não havia analisado devidamente os argumentos de que inexiste operação mista neste tipo de ação.

Para o estado, a operação não dispõe do fornecimento de mercadorias, o que enquadraria a incidência de imposto sobre publicidade no rol abrangido pelo ICMS. O relator do processo, ministro Dias Toffoli, entende que não houve nenhum tipo de omissão na decisão inicial, uma vez que a Lei Complementar 157/16 define que apenas o ISS é devido para inserção de textos, desenhos e outros materiais de propaganda e publicidade, em qualquer meio (exceto em livros, jornais, periódicos e nas modalidades de serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens de recepção livre e gratuita).

.

Para acompanhar as principais notícias e conteúdo sobre as movimentações tributárias mais importantes para as empresas do Lucro Presumido e Simples Nacional, fique atento em nosso blog.

compartilhe
Escrito por
Dr Fiscal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Relacionados
$("form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4 select#mailster-assunto-select-4").change(function(){ var select = $(this).children("option:selected").val(); $('form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4').attr('name', select); });