Com inscrições abertas até o dia 30 de setembro, o Programa Nexos é uma iniciativa do Sebrae e da Anprotec para estimular o desenvolvimento tecnológico de pequenos negócios.
O programa, que conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), promove a conexão de pequenas e grandes empresas através de desafios de inovação. Desta primeira edição do projeto, participam as empresas GreyLogix, Iguatemi, L’Oréal e Qualidados. Cada uma delas tem a responsabilidade de promover um desafio específico e também de oferecer patrocínio aos pequenos negócios que forem selecionados — entre R$ 100 mil e R$ 250 mil.
Quanto aos desafios de inovação propostos, eles são os seguintes:
- GreyLogix: a empresa busca uma solução de aperfeiçoamento na interação entre os operadores industriais e seus especialistas. O desafio é otimizar e dinamizar as centrais de monitoramento e suporte industrial por meio de tecnologias de comunicação e automação.
- Iguatemi: o interesse é criar uma jornada de atendimento phygital — termo resultante da mescla entre as palavras inglesas physical e digital, e que designa um novo padrão de vendas e consumo. O desafio é a apresentação de uma proposta tecnológica para o varejo que integre os atendimentos online e off-line, garantindo uma experiência satisfatória nesses dois ambientes e seguindo as tendências atuais de comportamentos e demandas.
- Qualidados: o objetivo da empresa é encontrar novas soluções tecnológicas na área de gestão e operação de serviços de campo, principalmente no âmbito de manutenção e obras. O desafio é agregar mais automatização e produtividade a esses processos, aprimorando mecanismos de aquisição e gerenciamento de dados.
- L’Oréal: o desafio proposto pela empresa refere-se ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de ingredientes e materiais para uso no setor cosmético. O foco principal é criar um produto de alta performance na absorção de óleo e água, e que também seja compatível com fórmulas de origem natural, sintéticas, bio e nanotecnológicas.
Para participar do Programa Nexo, a empresa deve preencher alguns requisitos, como ser formalizada no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, ser legalmente estabelecida em território brasileiro e ter faturamento máximo de R$ 4,8 milhões por ano. Além disso, seus interesses e focos deverão estar alinhados aos das propostas trazidas pelas empresas que patrocinam o evento e promovem os desafios.
Mais informações sobre os critérios de participação e inscrição podem ser encontrados na página do programa, no site do Sebrae.