Empreendedorismo para pequenos negócios: 4 dicas para você

23 de abril de 2020 às 18:04

Seja buscando estabilidade financeira, pela vontade de ser dono de algo ou, até mesmo, pelo desejo de ser o seu próprio patrão, a realidade de muitos brasileiros é a mesma: eles têm no empreendedorismo um verdadeiro sonho. 

E, a cada ano, o número de micro e pequenas empresas no país aumenta — a expectativa, segundo uma pesquisa de 2018 realizada pelo Sebrae, é que existam, até o ano que vem, 17,7 milhões de MPEs no Brasil. Entretanto, a vida de quem empreende não é fácil. Muitas vezes, é necessário virar a noite trabalhando para pagar as contas, as dores de cabeça com colaboradores não são raras e as preocupações são constantes mas, com certeza, é um esforço que será recompensado. 

E para que empreender seja sempre um desafio estimulante, trouxemos aqui quatro dicas que irão ajudar você, pequeno empresário, a administrar melhor o seu negócio, sempre mantendo as expectativas certas e, claro, o otimismo. Confira:

1. Desmembre seus objetivos

Um dos pontos principais para se ter em mente é onde se quer chegar. O ideal, aqui, é ter um objetivo e separar ele em metas menores. Assim, fica mais fácil de alcançar o grande objetivo.

Por exemplo, se o seu objetivo para 2020 é mudar de sede, trace pequenas metas no caminho: ter um aumento no faturamento, manter o quadro de funcionários, reduzir gastos etc. 

2. Mantenha os pés no chão

Ter os pés no chão é essencial para as pequenas empresas hoje em dia. Um dos maiores erros dos empreendedores brasileiros é, quando as coisas começam a dar certo e melhorar, se empolgar e gastar mais do que se deve.

Nada pode ser feito sem planejamento, caso as coisas comecem a melhorar financeiramente e você julgue necessário expandir a atuação, não tem nada errado, basta planejar. Uma pequena empresa tem seus limites, assim como todas as outras, e é importante estar ciente de quais são os seus.

3. Tenha sempre o melhor atendimento

A forma como você atende seu cliente impacta muito em como ele irá enxergar a sua empresa. Tenha isso em mente. Para as pequenas empresas, a boa relação com os clientes é fundamental e essencial para a sobrevivência do negócio. 

Não tenha medo de investir, se necessário, em capacitações de atendimento para seus funcionários. São eles que vão representar a sua empresa quando for preciso. Quanto mais satisfeito o cliente sair, mais chances de recomendações você tem.

4. Tenha um planejamento financeiro de emergência

Se organize para ter uma reserva de caixa para emergências. Nunca se sabe quando algum problema de força maior pode acontecer e diminuir o faturamento, ou quando a meta não vai ser batida. É essencial ter ao menos uma parte do caixa mensal reservada para esses momentos.

Mantendo a reserva, é possível garantir o pagamentos das contas e do salário dos colaboradores. Além disso, é uma segurança extra que você terá na hora de escolher seus investimentos.

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Escrito por
Thiago Vargas

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