Setor supermercadista contribui para alta nas vendas do varejo

15 de outubro de 2019 às 08:17

De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em dados divulgados através da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) referente a agosto deste ano, o índice de vendas no varejo demonstrou crescimento pelo terceiro mês consecutivo. O resultado é reflexo direto da performance do setor supermercadista, responsável por impulsionar o comércio nesse período. 

Apesar do indicador positivo, agosto revela apenas um crescimento de 0,1% em relação ao mês anterior. Diante deste cenário, os super e hipermercados foram atores de extrema importância, tendo evitado um resultado negativo para o período analisado. Em consideração apenas das vendas de produtos alimentícios e de fumo realizadas pelo setor supermercadista, percebeu-se uma alta de 0,6% em relação ao mês de julho. Quanto aos itens de uso pessoal e doméstico, o crescimento foi de 0,2%.  Também registrou-se um aumento de 3,8% nas compras de materiais de escritório, informática e comunicação.

Vale ressaltar que as compras de tais itens equivalem a mais de 60% das vendas realizadas pelo varejo. 

Entre os produtos que apresentaram quedas de consumo no período, estão os artigos farmacêuticos e de perfumaria (-1,5%), os combustíveis e lubrificantes (-3,3%), os móveis e eletrodomésticos (-1,5%) e os itens de vestuário e calçados (-2,5%).

De acordo com o IBGE, os índices do mês de agosto demonstram uma mudança no comportamento dos consumidores, que preferiram os itens essenciais, em detrimento aos mais supérfluos.

.

Gostou dessa notícia? Aproveite e desbrave nosso blog! Mantenha-se atualizado sobre tudo que acontece no mundo fiscal e contábil!

compartilhe
Escrito por
Ingridy Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Relacionados
$("form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4 select#mailster-assunto-select-4").change(function(){ var select = $(this).children("option:selected").val(); $('form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4').attr('name', select); });