Receita de Sucesso: dicas para destacar seu bar ou restaurante

12 de setembro de 2019 às 11:36

Pense naquela receita especial da sua comida favorita. Insuperável, não é? O sabor, o tempero, o aroma… Todos os ingredientes, pensados na medida perfeita, se encaixam de forma inexplicável. Deu água na boca só de lembrar, não é mesmo? E se eu lhe disser que há uma receita de sucesso capaz de deixar os seus clientes com água na boca sempre que eles lembrarem do nome do seu bar ou restaurante?

Ficou curioso? Confira as nossas dicas para destacar o seu bar e restaurante!

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Gastronomia é uma arte

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Trabalhar no segmento de alimentos é um verdadeiro desafio. Uma boa refeição jamais é esquecida, e, da mesma forma, um prato não tão bom assim também gera um impacto muito forte em nossa memória — embora não de uma maneira positiva. Mas, quem é dono do seu próprio negócio nesse setor sabe que não basta ter excelentes receitas. É preciso muito mais que isso. 

De nada adianta ter os melhores pratos da cidade se o atendimento do local é ruim, por exemplo. Isso é uma mancha muito prejudicial na reputação da empresa, e pode afastar muitos clientes. 

Pensando nisso, resolvemos compartilhar com você algumas dicas que podem garantir que o seu negócio seja bem-sucedido. Então arregace as mangas, pois é hora de pôr a mão na massa e aprender essa verdadeira receita de sucesso! 

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1. Ingredientes certos? Receita de sucesso!

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Como que você espera que as pessoas se sintam quando estiverem em seu bar ou restaurante? Você quer que ele seja um ambiente mais sério, ou mais descontraído? Um lugar perfeito para um happy hour com colegas de trabalho, ou perfeito para levar a família num passeio de domingo? 

Definir o que você espera que o seu bar ou restaurante transmita e proporcione aos clientes é o primeiro passo rumo ao sucesso. 

Por que isso é importante? 

Bem, quando se tem um noção estruturada daquilo que o seu negócio pretende representar diante do mercado, é muito fácil pensar em ações, campanhas e diversos outros planejamentos para destacá-lo. Estabelecer a identidade da sua empresa é essencial para saber como administrá-la melhor. 

E além das questões mais burocráticas, ter uma visão clara sobre aquilo que o seu negócio se propõe a representar, acaba trazendo muito mais visibilidade para os serviços que ele oferece. Dessa forma, também é muito mais fácil focar na atração de um público específico.

Estabelecer que seu restaurante irá produzir refeições focadas em uma dieta balanceada e saudável, por exemplo, lhe fará ter mais vantagens com clientes que sejam adeptos a este estilo de vida. Assim, você pode trabalhar em ações específicas para esse nicho e ter resultados muito mais precisos do que se tentasse alcançar amantes do fast-food e da comida oriental, por assim dizer.

2. Chef atento? Receita de sucesso!

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Depois de definir como sua empresa se posicionará no mercado, você deve investir tempo para entender o seu cliente. 

Quais são os principais gostos das pessoas que vão ao seu bar ou restaurante? Quais os pratos que eles mais pedem? Quais as reclamações mais frequentes? 

Estar atento aos feedbacks dos seus clientes é vital. Dessa forma você poderá trabalhar mais ativamente para garantir que a experiência proporcionada pelo seu estabelecimento se mantenha sempre num padrão de excelência. 

E você não precisa, efetivamente, pedir que cada cliente seu preencha uma pesquisa para obter esses dados. Há outras formas de abordagem que lhe farão entender como está a reputação do seu bar ou restaurante. Por exemplo, você perguntar diretamente a um cliente, de forma gentil e descontraída, na hora do pagamento. Uma pequena conversa amigável, inclusive, pode ser, além de um grande diferencial para destacar o seu negócio, uma chance de fortalecer os vínculos do seu empreendimento com a sua clientela. 

Mas lembre-se de não ignorar os retornos, positivos e ou negativos, a respeito da sua empresa. Se algo for apontado como ruim, veja como pode melhorá-lo. Se algo estiver bom, encontre maneiras de incentivar a manutenção desse padrão.

Esteja sempre atento ao que seus clientes lhe dizem. Isso é extremamente importante. E também seja flexível para adaptar o seu negócio, dentro dos limites possíveis, às necessidades deles. 

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3. Qualidade? Não só nas receitas!

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O seu cliente merece o melhor. Essa deve ser a máxima, não só de bares e restaurantes, mas de toda e qualquer empresa. 

Sendo assim, pergunte-se: “como posso oferecer o melhor ao meu cliente?”.

Bem, no segmento de bares e restaurantes, a qualidade está relacionada a diversos aspectos. Desde a escolha de produtos e fornecedores, até os funcionários que serão responsáveis pelo atendimento. Tudo deve ser pensado com muito zelo e cuidado para garantir que a experiência de estar em seu estabelecimento seja maravilhosa. 

Você pode investir, por exemplo, em compras de suprimentos com os fornecedores que oferecem produtos com melhor qualidade. Bem como instruir a sua equipe a como serem mais receptivos com sua clientela. 

As atenções com a limpeza do local também são de extrema importância. Novamente, pratos maravilhosos não vão fazer as pessoas esquecerem da sujeira de seu bar ou restaurante. 

Tudo deve estar perfeitamente alinhado, ou, do contrário, a receita do sucesso desanda. Cuide de cada detalhe do seu negócio! 

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Para crescer é preciso fermento

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E o fermento da sua receita de sucesso é você quem faz! Nunca esqueça disso. 

Além das dicas que citamos anteriormente, ainda existem várias outras que você pode aplicar em seu negócio, tais como: uma boa divulgação da sua empresa, valorização do ambiente, investir em acessibilidade e em sustentabilidade…

O leque de opções é infinito. Você apenas precisa buscar as que melhores se adequam à sua empresa. 

Saiba que também é preciso bastante empenho e dedicação para fazer com que a sua empresa cresça. Procure melhorar sempre, e, com certeza, o seu negócio será um sucesso!

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Explore o nosso blog e descubra as melhores dicas para cuidar do seu negócio!!

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Escrito por
Ingridy Oliveira

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