Prateleiras inteligentes são a nova aposta dos supermercados

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A tecnologia não para de nos surpreender e modificar a forma como fazemos as coisas em nosso dia a dia. A inovação da vez são as chamadas “prateleiras inteligentes” que visam otimizar a experiência dos consumidores nos supermercados. 

O produto, desenvolvido pela Sensormatic Solutions, é equipado com sensores e telas que proporcionam um melhor controle das gôndolas do estabelecimento. A partir desses sensores, são contabilizados os itens retirados pelos consumidores, indicando ao supermercado quando é hora de reabastecer. 

Com esse maior controle, é possível entender o público com maior precisão, percebendo-se fatores como: produtos mais consumidos e melhores posições de exposição na gôndola, por exemplo. Por meio das telas, ainda se pode reconhecer o tipo de consumidor que mais busca certo tipo de produto. 

Ainda há como utilizar hardwares para promover características mais personalizadas para essas prateleiras. O Pusher, por exemplo, é um sistema em nuvem que pode ser configurado para exibir notificações ao consumidor sobre o preço do produto, suas informações nutricionais, dados do fabricante e até mesmo agradecer pela compra efetuada. 

O uso desse tipo de tecnologia nos mercados promete favorecer a oferta de um atendimento mais completo aos consumidores, uma vez que os supermercados terão um saber mais exato sobre suas preferências, gostos e hábitos de consumo.