Pequenos negócios criaram 95.587 mil empregos em agosto

2 de outubro de 2019 às 15:05

Uma análise realizada pelo Sebrae, com base em dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), mostra que, no mês de agosto, os pequenos negócios criaram 95.587 mil empregos. O indicador é o melhor dos últimos cinco anos. 

Em agosto, o mercado de trabalho registrou a abertura de 121 mil vagas formais de trabalho. Desse total, apenas um quarto corresponde às oportunidades oferecidas pelas grandes e médias empresas.

Considerando também os dados da administração pública, ao todo foram 121.387 novos postos de trabalho abertos — cenário em que as micro e pequenas empresas representam 80% do total. Assim, o índice de agosto configura o melhor para o período desde 2014.

Hoje, a força dos pequenos negócios representa 99% do poder empresarial no Brasil. Eles movimentam a economia de diversas maneiras, gerando emprego e renda em todos os cantos do país. 

Trata-se de um segmento muito promissor, que, não à toa, tem sido aposta de vários investimentos e iniciativas governamentais. 

Em uma avaliação mais ampla, desde janeiro até agosto deste ano, o saldo de empregos gerados pelos pequenos negócios foi de 541,7 mil — demonstrando um crescimento de 6% em relação à 2018. Quando comparado com o indicador registrado pela médias e grandes empresas, o número revela ser quinze vezes maior. Em contrapartida, no que tange à geração de empregos,  as companhias de maior porte apresentaram uma queda de 58% em relação ao ano passado, criando apenas 35,1 mil empregos desde o início do ano. 

Tais dados ajudam a perceber mais claramente o potencial destas empresas, exemplificando a relevância que exercem no Brasil, atualmente. 

.

Gostou dessa notícia? Quer ficar por dentro de todas as novidades do meio empresarial, fiscal e contábil? Assine nosso newsletter e tenha acesso aos melhores conteúdos da Dr. Fiscal diretamente em seu e-mail!

compartilhe
Escrito por
Ingridy Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Relacionados
$("form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4 select#mailster-assunto-select-4").change(function(){ var select = $(this).children("option:selected").val(); $('form.mailster-form.mailster-form-submit.mailster-ajax-form.mailster-form-4').attr('name', select); });