FAMPE: Você já ouviu falar sobre esse crédito?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Conseguir um financiamento não é tão fácil quanto muitos pensam. Para que uma instituição financeira esteja disposta a lhe conceder algum crédito, é preciso comprovar que se tem condições de pagar por isto depois. E a realidade para os empreendedores não é muito diferente. Eles têm de apresentar garantias aos bancos, ou podem ter a aprovação da proposta barrada. E foi com o objetivo de auxiliá-los nestas situações que surgiu o FAMPE.

O que é o FAMPE?

O Fundo de Aval para as Micro e Pequenas Empresas é uma iniciativa do SEBRAE para auxiliar as micro e pequenas empresas a obterem financiamentos de crédito. Por meio desse programa, é como se o SEBRAE funcionasse como o avalista, ou fiador, do empreendedor. Assim, as chances dele ter uma proposta barrada pela instituição financeira diminui consideravelmente.

Como funciona o FAMPE?

Imagine que um micro empreendedor precisa contratar um crédito para investir em seu negócio de autopeças, porém, ao se informar com o banco, ele descobre não estar apto para fazer tal solicitação, pois não tem como oferecer garantias reais de que poderia arcar com o financiamento. Neste cenário, para conseguir o seu empréstimo, o empreendedor poderia contatar uma das instituições financeiras conveniadas ao SEBRAE e solicitar a contratação do FAMPE.

Com o SEBRAE atuando como avalista/fiador do financiamento, a operação se torna muito mais segura. Tanto para o empreendedor, quanto para o banco.

Quais os limites e condições de contratação?

Pelo FAMPE, é possível cobrir até 80% do valor financiado, que deve estar na faixa entre R$ 10 mil e R$ 700 mil. Essa cobertura pode variar de acordo com o porte da empresa solicitante e da modalidade de financiamento pretendida.

Apenas a porcentagem do valor que não for coberta pelo fundo estará sujeita às garantias solicitadas pelo banco, cabendo ao empreendedor fornecê-las adequadamente.

Uma vez que a atuação do FAMPE é apenas como avalista, vale lembrar que cabe ao empreendedor realizar todo o processo de negociação do contrato com a instituição financeira conveniada.

O SEBRAE fornece, inclusive, uma tabela de estimativas da cobertura do fundo. Veja:

FAMPE - Dr Fiscal
Fonte: SEBRAE

Quais as vantagens de contratar o FAMPE?

A contratação desse fundo pode oferecer bastantes benefícios às empresas que precisam de um crédito para investimento, mas que não conseguem obter a liberação de um valor por meios convencionais.

O FAMPE, além de trazer mais segurança à operação, ainda se mostra uma alternativa muito mais vantajosa que a imobilização de imóveis, ou hipotecas, por ter um custo mais competitivo. Todo o processo também é mais ágil, solucionando a questão em um curto período de tempo.

Também é importante considerar que ele é oferecido por um órgão especializado no cuidado de micro e pequenas empresas, portanto, o empreendedor poderá contar com um amparo especializado.

Quais os cuidados necessários?

Apesar de possuir condições vantajosas, é preciso estar atento, para não entrar num financiamento com que não se poderá arcar no futuro. Diante do atraso no pagamento, ou de inadimplência, o banco possui todas as garantias legais para recuperar o crédito, até mesmo por via judicial. Isso pode implicar no cadastro da empresa e de seus proprietários em órgãos de proteção ao crédito, manchando a reputação do negócio no mercado.

Portanto, antes de contratar um financiamento, é muito importante realizar um planejamento financeiro e saber se o negócio está preparado para isso.

.

Gostou deste artigo?

Explore nosso blog e descubra mais conteúdos como esse!