Os 10 mandamentos para ser um bom vendedor

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Ser um bom vendedor não é uma tarefa fácil. Oferecer algo a alguém, auxiliar na escolha, ou até mesmo convencer da compra, demanda bastante empenho e paciência.

Aqui no blog, nós já falamos sobre 5 dicas importantíssimas para vender melhor. Hoje, nós vamos mostrar os 10 mandamentos do bom vendedor. São características e atitudes que você precisa ter e exercitar diariamente, para ser lembrado com carinho por seus clientes e alcançar o sucesso nesta profissão.

Confira:

1. Ame a sua profissão

Pessoas apaixonadas pelo que fazem trabalham melhor e são mais felizes. Isso facilita a caminhada rumo ao sucesso e reconhecimento, além de beneficiar os próprios clientes com um melhor atendimento.

2. Tenha entusiasmo

Um sorriso no rosto é essencial para quebrar o gelo. Demonstrar empolgação faz com que os clientes se sintam mais à vontade e bem acolhidos. Seja simpático, educado e gentil, sempre demonstrando a sua satisfação em atender.

3. Saiba ouvir o seu cliente

Ouvir para então agir. Como você poderá solucionar o problema de alguém se não escutar, primeiramente, as suas queixas? É escutando que você vai entender a real necessidade de seus cliente, e então oferecer o que ele precisa.

4. Esteja sempre à disposição

Deixe o seu cliente saber que ele pode contar com você. Mostre-se disposto a ajudá-lo no que ele precisar. Se ele precisar de um número maior, de uma ajuda para encontrar o que procura, ou até mesmo para escolher entre um produto e outro, mostre-se pronto para auxiliá-lo.

5. Confie em seu trabalho

Você precisa acreditar naquilo que faz. Entender a importância, sua e do seu trabalho, é primordial. Seja confiante e saiba indicar quais os diferenciais daquilo que oferece. Tenha na ponta da língua todos os motivos pelos quais seu trabalho importa.

6. Conheça o seu produto

É muito importante saber o que se está vendendo. Do contrário, como você espera convencer alguém da necessidade por aquele item, ou serviço? Esteja preparado para responder perguntas sobre a composição, funcionalidade e serventia do produto. Isso fará toda a diferença.

7. Seja persistente, mas nunca insistente

O cliente disse não, mas você ainda quer tentar realizar a venda? Você até pode fazer isso, mas sempre com muito cuidado para não insistir de maneira inconveniente. Tente entender o porquê da rejeição, e procure contornar a objeção de maneira leve. Você não quer ser confundido com um vendedor chato, não é mesmo? Respeite os limites do seu cliente.

8. Faça o seu melhor

Nada é perfeito, mas você precisa oferecer o melhor de si. Sempre. Faça sempre o que estiver ao seu alcance para promover a melhor experiência possível para qualquer pessoa que for atender.

9. Seja sempre honesto

Se mentir já é feio, pior ainda é mentir para o seu cliente apenas para convencê-lo da compra. Além de antiético, isso definitivamente não irá fazer de você um vendedor melhor. Nunca esconda nenhum detalhe sobre o produto, a operação, ou pagamento. Seu cliente merece ser informado de tudo.

10.   Respeite seu cliente acima de tudo

Nem todo cliente vai ser fácil de lidar; mas, independentemente disso, você precisa respeitá-lo. É seu dever tratá-lo bem, ser gentil e amigável, pois atitudes assim têm o poder de definir o teor do atendimento, resultando em uma conclusão positiva do negócio, ou não. Seja paciente, e ainda que a circunstância seja complicada, não perca a sua compostura.